As infecções na coluna são causadas por bactérias ou organismos fúngicos e podem ocorrer em diversas situações, por isso, é essencial estar atento aos sintomas para buscar o tratamento adequado se necessário.
Dessa forma, alguns dos cenários mais comuns para o aparecimento dessas infecções são complicações pós-operatórias (que acontecem em cerca de apenas 1% dos casos) e pacientes que sofrem com:
Tipos de Infecção
1. Osteomielite
Causada por bactérias e fungos, essa infecção óssea acontece principalmente pela bactéria Staphylococcus aureus, que habita naturalmente as nossas cavidades nasais, mas que quando ultrapassa as barreiras protetoras do corpo, atinge outras regiões do corpo.
Os grupos de risco para a doença incluem pacientes que:
2. Espondilodiscite
Processo infeccioso que atinge a coluna, seus discos intervertebrais e as vértebras associadas, que acomete principalmente crianças. O diagnóstico pode ser difícil, uma vez que não é uma doença comum, mas diante de qualquer sintoma, é necessário buscar atendimento especializado.
Assim sendo, a causa dessa patologia ainda não é clara e pode ter origem em outros processos inflamatórios (como doenças autoimunes, por exemplo), mas geralmente, a infecção se inicia nos platôs vertebrais, se alastrando e alcançando os discos.
O principal sintoma é uma dor local (sendo mais comum atingir a coluna lombar e torácica), que evolui gradativamente até se tornar grave, ficando mais intensa com o movimento. Fraqueza, dormência, febre, sudorese, perda do apetite e sintomas radiculares também podem aparecer.
3. Abscesso Epidural
Tem origem em outra infecção primária e, geralmente, atinge a coluna torácica e lombar. A bactéria Staphylococcus aureus é o principal agente causador da patologia (assim como nos casos anteriores), mas existem outros microorganismos que podem estar relacionados.
Em alguns casos, procedimentos médicos mais invasivos ou o uso de drogas intravenosas podem aumentar o risco para esse tipo de infecção da coluna.
Sendo assim, os sintomas mais comuns são as dores na coluna que aumentam cada vez mais com o passar do tempo e pioram quando o paciente fica na posição deitada, mas alterações de sensibilidade, formigamento ou dormência nos membros inferiores, síndrome de cauda equina e déficits neurológicos também podem aparecer.
Tratamento
As infecções da coluna vertebral são tratadas primeiramente com antibióticos ou medicamentos antifúngicos, com a duração dependendo da gravidade e do microrganismo que a está causando.
Além disso, cintas de apoio para a coluna também podem ajudar com a dor até a recuperação do paciente. Entretanto, intervenções cirúrgicas podem ser necessárias em alguns casos:
contato
Clique no botão e vamos e iniciar uma nova etapa em sua vida.